Opinião

COMPARTILHE

Em Coari, a campanha já começou

Por Redação

13 Ago 2019, 15h39

Crédito: Divulgação

Os adversários do prefeito Adail Filho (PP) comemoraram muito a exibição do programa “Câmera Record”, em rede nacional, na noite de domingo (11). A atração traçou um perfil desastroso da administração dele e da atuação da família Pinheiro. Foi, na prática, o pontapé inicial da campanha de 2020, quando pelo menos quatro postulantes se apresentam para tentar impedir a reeleição do atual mandatário. Não vai ser fácil. Em 2016, ele se elegeu com folga, junto com a irmã, Mayara, sua vice. E ainda elegeu a tia a vereadora mais votada e um primo presidente da Câmara Municipal local. Para completar, lançou a irmã candidata a deputada estadual e fez dela a mais votada no Estado em 2018, com mais de 51 mil votos. Tudo isso apesar das inúmeras acusações que pesam contra o pai deles, o ex-prefeito Adail Pinheiro, acusado, entre outras coisas, de corrupção e pedofilia. Os adversários entendem que, só com muita exposição de mídia, fora do município, eles conseguirão abalar um pouco o prestígio que o clã ainda mantém no município, onde está a maior arrecadação do interior amazonense.

O QUE EXPLICA?

Coari continua pobre, apesar do aumento da arrecadação, provocada pelos royaltes do imenso campo de gás natural existente na comunidade Urucu, naquele município. Analistas políticos explicam que o clã Pinheiro se mantém em alta porque, apesar das denúncias, estabeleceu com a maior parte da população uma relação peculiar. São percebidos por este contingente com aquele tradicional perfil do “rouba, mas faz”. Asfalto e programas sociais são o carro-chefe das gestões deles.

BERLINDA

O Tribunal de Contas do Estado julga hoje as contas do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito, do então diretor-presidente Paulo Henrique do Nascimento Martins, referente ao exercício de 2014; da Secretaria de Estado de Infraestrutura, de responsabilidade da engenheira Waldívia Ferreira Alencar, exercício de 2013 e da Prefeitura de Rio Preto da Eva, referente ao ano de 2007, quando Anderson Souza (PROS), atual prefeito, exerceu seu primeiro mandato.

EM ANDAMENTO

As obras de duplicação da rodovia Manuel Urbano, que interliga Manaus aos municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão, seguem com diversas frentes de obras ao longo dos quilômetros 35 ao 78. Os serviços executados são de pavimentação, drenagem e terraplenagem e geram, aproximadamente, 270 empregos diretos e indiretos. A entrega da obra está prevista para 2020 e deve garantir o desenvolvimento e a redução de problemas socioeconômicos das regiões interligadas com a capital amazonense.

MAPA DE MANAUS

Os cadastradores do projeto "Mapa de Manaus", lançado pela Prefeitura  na última semana, iniciam a fase da coleta de dados em campo a partir de hoje, especificamente na zona Norte da cidade. Neste primeiro momento, 15 cadastradores irão percorrer as ruas dos bairros Cidade Nova, Novo Aleixo e Nova Cidade para iniciar o levantamento cadastral dos imóveis da capital.

MALÁRIA

O Programa Regional de Malária realiza em Manaus a Reunião Técnica sobre a eliminação da malária na América do Sul, de 12 a 14 de agosto. A abertura ocorreu ontem. O evento é organizado pela Organização Pan-Americana da Saúde, escritório regional da Organização Mundial da Saúde para as Américas.

NOVO HORÁRIO 

A partir do dia 2 de setembro, a Agência de Fomento do Estado do Amazonas S.A. irá alterar o horário de atendimento ao público, que passará a ser das 8h às 14h. Palestras, assinaturas de contrato, renegociações de crédito, agendamento para cadastro de clientes da Afeam e informações seguirão o novo horário. A medida foi tomada para facilitar o acesso dos clientes, que já procuravam o órgão neste horário (cerca de 23% do atendimento total do público é realizado das 8h às 9h). 

PESQUISA

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas divulgou o resultado da apuração do Processo Eleitoral das Câmaras de Assessoramento Científico de Pós-Graduação e de Pesquisa. Candidataram-se pesquisadores com título de doutor vinculado às instituições de ensino superior ou de pesquisa do Amazonas, por área de conhecimento, conforme especificado no edital. O resultado da apuração pode ser conferido por meio do site da Fapeam, na seção central de notícias, no endereço www.fapeam.am.gov.br.

RECONHECIMENTO

Há quatro meses operando de forma 100% digital no recebimento de processos, a Junta Comercial do Estado do Amazonas começa a receber reconhecimento nacional por seu desempenho. Prova disso é o convite feito pela Junta Comercial do Estado do Bahia para a participação do Amazonas na implantação do sistema no Estado baiano. A autarquia amazonense opera 100% digital desde abril deste ano.

FRASES

É como se eu fosse um grande pai”. Arthur Virgílio Neto (PSDB), prefeito de Manaus, referindo-se às crianças da cidade no Dia dos Pais

Se essa esquerdalha vencer na Argentina, não quero ver os argentinos transformarem o Rio Grande do Sul numa nova Roraima”. Jair Bolsonaro (PSL), presidente da República, sobre a vitória da esquerda nas prévias daquele país, no domingo (11)

Veja Também