Tecnologia

COMPARTILHE

Elevador residencial para sua casa e piscina

Empresa de elevadores aproveitou evento em Manaus para lançar seus dois mais novos produtos

Por Evaldo Ferreira @evaldo.am @JCommercio

22 Ago 2019, 16h29

Crédito: Divulgação

Durante a Feira e Mostra Casamazônia 2019, ocorrida no final da semana passada, em Manaus, a thyssenkrupp Elevadores lançou dois novos produtos de sua linha de acessibilidade: os elevadores residenciais (home elevator H300) e as cadeiras de transferência para piscinas.

“Cada vez mais as pessoas estão buscando viver em condomínios, seja por segurança, infraestrutura ou lazer. Nestes empreendimentos, as casas são de no mínimo dois andares, e assim a questão da acessibilidade dentro da residência passa a ter maior grau de importância/necessidade, pois as pessoas não querem abrir mão de conforto e mobilidade. Outro fator determinante é o aumento da expectativa de vida da população, que acaba impulsionando a busca por soluções de acessibilidade”, explicou Rafael Villar, gerente de acessibilidade da thyssenkrupp.

“Já a cadeira de transferência para piscinas foi desenvolvida para adaptar as áreas de lazer públicas e privadas, bem como promover a reabilitação motora em espaços apropriados, visando a inclusão social, a partir da prática esportiva da natação”, informou.

“Estamos falando de mais de 45 milhões de pessoas no Brasil que têm algum tipo de deficiência, incluindo a motora, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Mas, a ideia é também promover a inclusão social, pois hoje muitas pessoas deixam de usar a piscina por medo de cair ao descer as escadas, como os idosos e até mesmo uma gestante”, disse.

Preocupação com a segurança

Elevadores residenciais são nova tendência para conforto de casas
 

O home elevator H300 pode ser instalado, de acordo com as normas técnicas, em casas de até cinco andares, seja no ambiente privado/reservado da residência, bem como nos locais de uso comum da casa.

“Vai depender da necessidade do morador e do projeto, no caso de obra nova, pois nosso produto pode atender tanto projetos novos quanto construções já em uso. A capacidade do H300 é transportar até 225 quilos ou três usuários. Para um maior conforto das pessoas, utilizamos tecnologias inovadoras neste projeto, como o tracionamento cogbelt, que utiliza cintas ao invés de cabos de aço, reduzindo os ruídos durante as viagens”, detalhou.

Outra característica do elevador é ele ter sido projetado para fazer parte da decoração da casa.

“A personalização junto aos usuários e arquitetos é cada vez maior neste nicho de mercado. O H300 foi 100% projetado para se adequar aos ambientes residenciais e a integração com a decoração está presente tanto no design do produto, a partir de elementos que embelezam qualquer projeto, quanto na cabina em aço inox ou pintada na cor branca, piso que pode receber revestimento em granito, mármore ou porcelanato, bem como a parte estrutural do elevador que pode ser panorâmico”, informou.

Já a cadeira de transferência para piscina é um dos mais recentes lançamentos da thyssenkrupp e esteve exposta durante a Casamazônia. O equipamento possui um design clean, que se traduz em um produto compacto e de fácil instalação, porém robusto.

Cadeiras de transferência para piscinas possibilitam a acessibilidade
 

“Um pequeno espaço junto à borda da piscina é suficiente para a base de fixação, composta por um motor, bateria independente e sistema de acionamento. A operação também é simples. Após sentar-se na cadeira junto à borda da piscina, a pessoa aciona o joystick para entrar e sair da piscina, indicando sobe ou desce no comando. Ou seja, o sistema foi desenvolvido para facilitar a utilização da cadeira com total segurança, mas recomendamos a operação assistida e o uso do cinto de segurança”, avisou.

“Vale lembrar que os materiais utilizados são preparados para resistir à exposição externa e o motor e bateria são blindados e o comando é à prova d’água. A cadeira tem capacidade para transportar uma pessoa de até 150 quilos, com proteção posterior, apoio para os braços e os pés e cinto de segurança. Outro diferencial é a altura do assento, adequado ao da cadeira de rodas, para facilitar o translado do cadeirante de forma autônoma na hora que ele for utilizar o equipamento”, enfatizou Rafael.

Ambos os produtos podem ser encontrados na filial Manaus da thyssenkrupp.

Números da thyssenkrupp Elevadores

A área de negócios Elevator Technology da thyssenkrupp para o Brasil é uma das maiores fabricantes de tecnologias de elevação no país. O parque fabril e a matriz estão instalados em Guaíba, Rio Grande do Sul. A empresa emprega cerca de 4.000 funcionários e alcançou uma receita de mais de 1,3 bilhão de reais (ano fiscal 2017/2018). A fábrica atende o mercado nacional e também exporta para a América Latina. No Brasil, são 67 filiais e postos de serviços localizados em diferentes capitais e cidades brasileiras, garantindo cobertura nacional na manutenção de elevadores, escadas e esteiras rolantes.  

Veja Também