Opinião

COMPARTILHE

E agora presidente? A BR-319 sai?

03 Set 2019, 09h51

Crédito: Divulgação

Uma comitiva do Governo Federal, liderada pelos ministros da Casa Civil, Ônix Lorenzoni, e do Meio Ambiente, Ricardo Salles, desembarca hoje em Manaus para debater as queimadas e o desmatamento da região com governadores da Amazônia Ocidental. Estará presente na discussão a pavimentação do trecho do meio da BR-319, rodovia que liga Manaus a Porto Velho (RO) e daí ao restante do Brasil, via Cuiabá (MT). É que, com a enorme repercussão da depredação da floresta nos últimos dias, a pressão internacional para que a estrada continue como está será muito maior, o que dificultará a liberação das licenças para o asfaltamento. No último domingo, integrantes do Movimento Brasil Livre chegaram à capital amazonense, depois de percorrer toda a extensão da rodovia, e fizeram um ato em defesa da pavimentação. Isso, entretanto, pode não ser suficiente para superar o lobby contrário, que é poderoso. O presidente Jair Bolsonaro (PSL) quer fazer a obra, mas agora terá mais barreiras pela frente.

BERLINDA

O Tribunal de Contas do Estado aprecia hoje 13 prestações de contas anuais, entre elas as do Fundo Especial da Câmara Municipal de Manaus, do então vereador Wilker Barreto (Podemos), do exercício financeiro de 2015; da Prefeitura Municipal de Tonantins, exercício de 2015, na gestão de Simeão Garcia Nascimento (MDB), além das contas da Secretaria de Estado da Assistência Social, das gestoras Regina Fernandes do Nascimento e Auxiliadora Abrantes Pinto, do ano de 2017.

CERTIFICAÇÃO

A Prefeitura de Manaus iniciou uma nova etapa a fim de garantir a renovação da certificação da NBR ISO 9001/2015 na área previdenciária. Começou ontem o primeiro curso, que trata sobre “Leitura e Interpretação da ISO”. As aulas acontecem na sede da Manaus Previdência, na zona Centro-Sul da cidade, durante todo o dia.

HOMENAGEADA

A Agência de Fomento do Estado do Amazonas S. A. será homenageada em Sessão Especial na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas hoje, pelos 20 anos de atuação. Fundada em 1999, no terceiro governo de Amazonino Mendes (PDT), a Agência cresceu e se transformou no maior instrumento de desenvolvimento econômico do Estado do Amazonas.

PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

O Comitê Gestor de Prevenção ao Suicídio da Secretaria de Estado de Saúde organizou uma série de atividades, como palestras e rodas de conversa, para sensibilizar e conscientizar a população durante a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. Hoje, a programação acontece nas escolas, com uma videoconferência.

DE JÁ VU

O deputado Serafim Correa (PSB) criticou a postura do presidente Jair Bolsonaro (PSL) que defendeu a prisão de jornalistas que, segundo sua percepção, “publicarem mentiras” com pena de dois a oito anos de prisão. A declaração foi feita durante transmissão pelas redes sociais na noite da última quinta-feira, 29. Serafim disse que, a posição do presidente remete ao Regime Militar.

TRANSPORTE ESCOLAR

Uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional), de autoria conjunta dos deputados Belarmino Lins (PP), Dernilson Chagas (PP) e Augusto Ferraz, se aprovada pelo plenário da Assembleia Legislativa, poderá decretar o fim do regime de parceria público-privada  e devolver às prefeituras a prerrogativa sobre o gerenciamento do serviço de transporte escolar no interior do Estado do Amazonas.

NOVO SECRETÁRIO

O governador Wilson Lima (PSC), deu início, ontem, na Ponta Negra, zona oeste de Manaus, à programação oficial da Semana da Pátria e do Amazonas 2019. Na ocasião, ele também anunciou o nome do novo titular da Secretaria de Estado de Educação, o professor e doutor em Engenharia, Vicente Nogueira, que já exerceu a função em administrações anteriores. 

LUTO

Faleceu na noite de domingo o jurista Roosevelt Braga dos Samts, um dos maiores expoentes do meio jurídico local. Ele ajudou a escrever tanto a Constituição do Estado quanto a Lei Orgânica de Manaus, entre outros diplomas legais. Era catedrático de Direito Constitucional da Universidade Federal do Estado, procurador de carreira e ex-procurador chefe tanto da Assembleia Legislativa quanto da Câmara de Manaus.

FRASES

“Vou discursar na ONU nem que seja na cadeira de rodas”. Jair Bolsonaro (PSL), presidente da República, referindo-se à abertura da Assembleia geral das Nações Unidas, que ocorrerá logo após uma operação à qual ele se submeterá

“Minha mente, coração e energia vão para os quase 500 mil alunos e para os professores da rede estadual, que são fundamentais para a transformação que buscamos em nosso Estado.” Vicente Nogueira, novo secretário de Educação do Estado

Veja Também

Frente & Perfil

Uma reunião importante

03 Sep 2019, 09h35