Gastronomia

COMPARTILHE

Doceria apresenta linha de ovos de Páscoa e de Arte

A Tortas e Tortas está com uma linha desses ovos feitos com chocolate puro, branco e até com o badalado rosa

Por Evaldo Ferreira

16 Abr 2019, 17h49

Crédito: Evaldo Ferreira

Ovos de Páscoa já são bonitos de se ver, afinal, representam festa, alegria e delícia. Agora, se esses ovos são decorados e pintados artisticamente, ganham um algo mais de especial que dá até pena saboreá-los.

A Tortas e Tortas está com uma linha desses ovos feitos com chocolate puro, branco e até com o badalado rosa, todos criados a partir da imaginação do chef, e pode-se dizer, artista plástico, Luciano Chaves, especialista em confeitaria.

Luciano é pernambucano, de Recife, e começou a se envolver com gastronomia quando estava com 13 anos.

“Eu era de uma família humilde e minha mãe, que trabalhava num restaurante, passou a me levar para ajudá-la, mas eu fui por necessidade, e não por vontade própria”, lembrou.

Com o tempo, o garoto foi gostando de aprender a fazer comidas e, quando estava com 15 anos, foi trabalhar numa padaria como ajudante de padeiro.

“Ali tive minhas primeiras experiências com os doces e desenvolvi ainda mais minhas aptidões culinárias”, contou.

Com 19 anos Luciano serviu o Exército e, graças aos conhecimentos que tinha, foi demonstrar suas habilidades na cozinha.

“Foi no Exército que me profissionalizei. Comecei a fazer cursos, primeiro no Senac, depois foram surgindo outros. Me especializei na culinária francesa, sabidamente uma das mais refinadas do mundo”, disse.

Ovos decorados e coloridos

Fora da caserna, nem demorou para o rapaz arrumar emprego num buffet e sua ascensão se tornar meteórica.

“Uma escola de cozinha que estava inaugurando, me convidou para ser instrutor. De lá a Nestlé me contratou para ser chef consultor gastronômico”, recordou.

Isso foi em 2006. Desde então, Luciano passou a viajar por cidades do Norte e do Nordeste, dando consultorias a padarias e confeitarias.

“Numa destas visitas, conheci o Leonardo, proprietário da Tortas e Tortas, inaugurando essa parceria que vem se renovando a cada vinda minha a Manaus”, explicou.

Linha especial da Tortas e Tortas leva chocolate puro, branco e até o rosa
 

Luciano viaja por cidades em todo o Brasil levando seus conhecimentos. Já frequentou escolas de culinária na França, na Argentina e mesmo no Brasil.

No ano passado a Tortas e Tortas passou por uma reestruturação geral e foi Luciano o responsável por assinar o novo cardápio da doceria. Foi ele quem criou as mini tortas, com os mesmos sabores e formato das grandes, porém, no peso de uma fatia. E elas também são decorativas.

Agora o chef lança os ovos de chocolate decorados e coloridos. Têm ovos brancos, puros, rosas, dourados e multicoloridos, recheados com pequenos doces, por sua vez recheados com castanha, noz, e doce de cupuaçu, pintados com tinta feita com manteiga de cacau e coloridas com corantes naturais.

“Essa técnica de decorar e colorir os ovos eu aprendi na França, mas toda a matéria prima que uso é regional, dependendo da cidade em que eu estiver. Em Manaus gosto muito de trabalhar com a castanha, o cupuaçu, o tucumã, o jambu. Além dos ovos, lançamos o mousse de jambu e a trufa de tucumã”, revelou.

“No quesito sabores o Brasil está na frente de todos os países os quais eu conheço a culinária, e digo mais, no Brasil é o Amazonas quem está na dianteira. A riqueza de sabores aqui é impressionante. Sou simplesmente apaixonado pelo tucumã e pelo cupuaçu”, garantiu.

Embaixador da Barry Callebaut

E o menino humilde de Recife, agora um homem, tem motivos de sobra para comemorar suas doces conquistas. Neste mês de abril ele se tornou embaixador da Barry Callebaut Brasil.

A Barry Callebaut é a líder mundial no processamento de cacau, com uma produção média anual de 1,7 milhão de toneladas do produto. A empresa foi criada em 1996 através da fusão da produtora belga de chocolates Callebaut e da francesa Cacao Barry.

“Os chocolates da Barry Callebaut são os mais vendidos no mundo, com uma das melhores linhas profissionais do planeta. Por isso o chocolate belga é reconhecido como o melhor entre os melhores”, explicou.

Luciano viaja por cidades em todo o Brasil levando seus conhecimentos
 

“A Tortas e Tortas é uma das poucos docerias de Manaus onde você poderá encontrar o Ovo de Páscoa rosa, e ele não é rosa por causa de corante. É uma variedade de cacau, o Rubi, desenvolvida pelos japoneses. Agora exclusivo mesmo é o doce Gold, de caramelo, que eu estou lançando aqui”, adiantou.

Para quem gosta de ovos de colher, “lançamos os ovos personalizados, com os mesmos sabores das tortas da Tortas e Tortas, porém, cremosos, dentro do ovo, para você se deliciar de colherada em colherada”, riu.

“O Leonardo sempre me disse que quer produtos diferentes dos das outras docerias, e é o que fazemos nos formatos e nas cores de nossos produtos como foi no Natal, agora na Páscoa e, aguardem o Dia das Mães”, afirmou.

Quem quiser saber mais sobre o trabalho de Luciano, pode visitar suas redes sociais, no Face e no Instagram: Chef Luciano Chaves.

 

Veja Também