Opinião

COMPARTILHE

Casca do cupuaçu é um bom retardante

Por Redação

06 Ago 2019, 18h37

Crédito: Divulgação

Uma pesquisa científica desenvolvida pelo doutor em Ciência e Engenharia de Materiais, Rannier Mendonça, da Universidade Federal do Amazonas, está dando o que falar. Ela teve como objetivo identificar compostos orgânicos presentes na casca do cupuaçu (Theobroma grandiforum), fruto típico da região, para efeito de retardamento de cura do poliéster, produto muito utilizado na indústria automobilística e naval para a confecção de peças e cascos de embarcações. Alguns desses produtos possuem dimensões ou geometrias que necessitam de um tempo maior de manuseio da resina. Conforme o pesquisador, os principais retardantes utilizados hoje são materiais tóxicos e gerados de fontes não renováveis, além de serem muito caros. Com o projeto, além de oferecer uma nova alternativa para a indústria com o insumo mais barato, sem riscos ao operador e de fontes renováveis também, ele garante a geração de emprego e renda para as comunidades produtoras de cupuaçu, que desperdiçam a casca do fruto.

BERLINDA

Entre as prestações de contas anuais que devem ser apreciadas hoje pelo Tribunal de Contas do Estado estão as contas do Fundo Estadual da Criança e do Adolescente, de responsabilidade da ex-secretária Maria das Graças Soares Prola, referente ao exercício de 2015; da Prefeitura Municipal de Alvarães, do ex-prefeito Mário Tomas Litaiff, exercício de 2013; e ainda a prestação de contas da Agência de Fomento do Estado do Amazonas S.A, de Evandor Geber Filho, diretor-presidente em exercício no de 2015.

SIMPÓSIO

Ainda falando de TCE-AM, as inscrições para o 2º Simpósio Internacional sobre Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas estão abertas desde ontem. Com expectativa de receber 1.500 pessoas, o evento será realizado pelo Tribunal de Contas do Amazonas, no período de 17 a 19 de outubro deste ano, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Simpósio (sigam.tce.am.gov.br), pelo Portal do TCE (www.tce.am.gov.br) ou pelo Portal da Escola de Contas Públicas (ecp.tce.am.gov.br). 

BONS NÚMEROS

O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas S.A., encerrou o mês de julho com 4.826 operações de crédito e aproximadamente R$ 39 milhões investidos na economia local. Na capital e no interior, todos os setores foram contemplados: primário, secundário e terciário, gerando mais de 14 mil ocupações econômicas.

ENERGIA LIMPA

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) inaugurou ontem a primeira etapa da usina solar flutuante instalada no Reservatório de Sobradinho, na Bahia, da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco. O projeto de exploração de energia solar em lagos de usinas hidrelétricas com flutuadores é pioneiro no mundo e foi idealizado pelo senador Eduardo Braga (MDB) quando esteve à frente do Ministério de Minas e Energia, entre 2015 e 2016. A tecnologia permite o uso da capacidade ociosa do sistema de transmissão das usinas hidrelétricas e passou por testes em Sobradinho (BA) e na Hidrelétrica de Balbina (AM). 

ANDANDO

Com quatro meses de execução, 25% da obra do Complexo Viário Roberto Campo, na avenida Constantino Nery, estão concluídos. Na manhã desta segunda-feira, 5/8, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), acompanhado de equipe técnica, vistoriou os trabalhos no canteiro, que já conta com 551 estacas que dão forma à passagem de nível da avenida São Jorge.

SEM PIZZA

Os deputados que fazem parte da CPI da Gasolina reuniram-se ontem e decidiram prorrogar os trabalhos até o da 20. Com isso esperam mudar o relatório da deputada Alessandra Campelo (MDB), que não conseguiu comprovar a existência de um cartel dos postos e distribuidoras no Amazonas. Durante todo o final de semana, o que mais se comentou nas redes sociais foi que os trabalhos produziram uma grande “pizza”.

DIRETO DOS EUA

No próximo dia 14, a Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas dará início ao projeto "Doutora Felicidade", de autoria da facilitadora Ghisa Benchimol, especialista em felicidade pela Universidade Yale. A UEA será a primeira universidade da região Norte do país a realizar o projeto que já acontece nas maiores universidades do mundo, como Harvard, Stanford e Yale.

RODA DE SAMBA

Cinara Nery, Lucilene Castro, Márcia Siqueira e Fátima Silva voltam ao palco do Teatro Amazonas para o lançamento do novo CD “Elas Cantam Samba – Roda com Elas”, amanhã e quinta-feira (08), às 20h. O novo disco do projeto apresenta 13 músicas – 12 delas gravadas em estúdio e uma faixa bônus gravada ao vivo – de grandes compositores amazonenses e também nacionais, reunindo sambas clássicos e modernos. 

FRASES

Vamos nos debruçar sobre o relatório e apontar os próximos passos”. Álvaro Campelo (PP), deputado estadual, sendo polido ao criticar o relatório da CPI da Gasolina, formulado pela colega Alessandra Campelo (MDB)

É um pesquisador festejado na cultura popular e nos debates literários”. Robério Braga, presidente da Academia Amazonense de Letras, sobre o novo imortal, Marcos Frederico Krüger, que toma posse este mês.

Veja Também