Opinião

COMPARTILHE

CBA busca atuar como indutor de negócios

Por Redação

27 Ago 2019, 15h07

Crédito: Divulgação

Reunião realizada na sede do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), nesta segunda-feira (26), buscou aproximar a instituição de agentes envolvidos nas diversas cadeias produtivas do setor primário regional e, também, discutir formas de reforçar a atuação do CBA como centro indutor da geração de negócios a partir do aproveitamento sustentável dos recursos da biodiversidade amazônica.

A reunião, liderada pelo coordenador-geral de Planejamento e Programação Orçamentária da Suframa, Fábio Calderaro, contou com a participação de representantes da Embrapa, Ufam, Sepror e Sindicato das Industrias de Fiação e Tecelagem no Estado do Amazonas, entre outras entidades.

Na ocasião, foram apresentadas pesquisas em andamento e propostas de interesse do CBA para a geração de bioprodutos a partir de ativos da biodiversidade amazônica, incluindo óleo de copaíba, óleo essencial de Pau-Rosa e bebidas funcionais à base de frutas regionais, como camu-camu, buriti, bem como a estruturação da cadeia produtiva do curauá, planta com fibra de grande resistência e amplas possibilidades industriais.

“A partir do planejamento que foi feito e aprovado na semana passada, o CBA vai ter um novo papel. O objetivo agora será transformá-lo em um centro indutor de geração de bionegócios”, ressaltou Calderaro.

Linhas aéreas I

O presidente da Passaredo Linhas Aéreas, José Luiz Felício, anunciou, nesta segunda-feira (26), que a companhia irá manter e que pretende até ampliar a operação da MAP, na região Norte.  Felício ressaltou que a aquisição da MAP, proporciona um ganho nacional em incremento no número de voos e postos de trabalho. Com a união, a Passaredo dobra sua frota, passando a contar com 12 aeronaves modelo ATR e a atender 28 destinos brasileiros, incluindo as 14 cidades operadas pela MAP no Amazonas e Pará.

Linhas aéreas II

Com relação à união da Passareso com a MAP, a presidente da Amazonastur, Roselene Medeiros, destacou que a união das duas empresas contribuirá para a melhoria da malha aérea interna e isso também ajudará na interligação da região ao restante do País. “A partir do momento que se cria alternativas para trazer para a capital a pessoa que mora no interior e que precisa ir para os grandes centros, a gente está incrementando a malha nacional. Acredito que a fusão das companhias irá contribuir bastante com o Estado”, disse ela.

Rios voadores

Na manhã desta segunda-feira (26) o vereador Coronel Gilvandro (PTC), utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM) para defesa da Amazônia. “É preciso que tenhamos a consciência de que a Amazônia está conectada com o resto do Brasil. Os rios voadores produzidos na Amazônia irrigam áreas do Sul e Sudeste do Brasil e de países da América Latina. A floresta contribui para estabilizar o clima global, influencia regime de chuvas, além de abrigar a maior biodiversidade do planeta. Preservar a biodiversidade é ser racional”, disse.

Violência doméstica

O governador Wilson Lima sancionou, nesta segunda-feira Lei que garante prioridade para atendimento e emissão de laudos no IML às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. “Essa é uma lei que vai reforçar o combate à violência contra a mulher. O que nós queremos é que a mulher vítima de violência doméstica ou familiar tenha apoio de toda uma rede e que possa também ter celeridade no laudo. Nós entendemos que a vítima não pode ter medo de denunciar a agressão sofrida”, disse o governador .

Aleam-CIGS

Nesta terça-feira (27), o plenário da Aleam será transferido para o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), para a realização de Sessão Especial que visa estreitar os laços entre as instituições e oportunizar o acesso de informações, pelos deputados, de ações de relevância para a Amazônia e o Estado. No requerimento, os deputados destacam que o CIGS é reconhecido como o melhor curso de guerra na selva do mundo, guardião da região amazônica e parceiro dos governos na realização de tarefas de segurança, infraestrutura e ações sociais junto às populações interioranas.

Queimadas

A deputada estadual Joana Darc (PR), participou neste sábado (24) de um sobrevôo sobre os municípios de Boca do Acre, Humaitá, Lábrea e Apuí, onde estão concentrados os maiores índices dos focos de queimadas do Amazonas.  “Uma série de medidas estão sendo desenvolvidas pelo governo e a Comissão de meio Ambiente da Assembleia, vamos acompanhar para que crimes ambientais como queimadas e desmatamentos ilegais no Amazonas sejam combatidos de maneira regular e permanente, por isso passamos a integrar o Comitê de combate às queimadas e desmatamento”, informou a deputada.

Recursos

O senador Eduardo Braga (MDB) anunciou, nesta segunda-feira (26), a liberação de R$ 3,6 milhões, pelo Ministério da Defesa, destinados às obras de pavimentação da malha viária e aquisição de veículos em Anori, São Paulo de Olivença, Rio Preto da Eva e Amaturá. Os recursos fazem parte de emendas de autoria de Braga ao orçamento da União, que somam mais de R$ 7,1 milhões, que as quatro cidades devem receber. “Os municípios precisam de melhorias para gerar desenvolvimento, emprego e renda. Esse dinheiro vai ajudar em muito cada cidade”, disse.

BR-319

O deputado estadual Delegado Péricles (PSL) foi à BR-319, na manhã desta segunda-feira (26) para fiscalizar o andamento das obras. Acompanhado pelo deputado federal Delegado Pablo, da mesma sigla, Péricles confirmou a realização de pavimentação em determinado trecho da via e reforçou a necessidade de cautela quando o assunto for concretização desta obra. "A solução para a  BR-319 vem há anos sendo transferida de governo para governo. Seja por questões políticas, ambientais ou sociais, sua pavimentação foi deixada em segundo plano," disse.

Frases 

“Preservar a biodiversidade é ser racional” - Coronel Gilvandro – vereador por Manaus (PTC) – referindo-se ao desmatamento e queimadas na Amazônia

“Esse dinheiro vai ajudar em muito cada cidade” – Eduardo Braga – Senador (MDB/AM) – sobre recursos liberados por emendas de sua autoria

Veja Também