Opinião

COMPARTILHE

Bumbás no olho do furacão

Por Redação

10 Set 2019, 11h02

Crédito: Divulgação

O Ministério Público do Amazonas abriu Inquérito Civil para apurar a regularidade de gastos das verbas públicas recebidas pelos bois-bumbás de Parintins, Garantido e Caprichoso. As ações foram assinadas, em conjunto, pelas três Promotoras de Justiça de Parintins: Eliana Leite Guedes, Lilian Nara Pinheiro de Almeida e Marina Campos. Pelo despacho das promotoras de Justiça, há “existência de indícios de irregularidades na prestação de contas” das duas associações culturais, sobretudo na inexistência de comprovantes dos gastos alegados no requerimento protocolado pelo Ministério Público e enviado às respectivas diretorias.  As portarias determinam também a expedição de ofício aos presidentes das Associações Culturais requisitando, entre outras informações, a prestação de contas aprovada em Assembleia de sócios, notas fiscais que comprovam gastos apresentados na prestação e ata das assembleias que aprovaram as referidas contas das diretorias da gestão do biênio 2018-2019.  O MPAM deu prazo de 10 dias a contar do recebimento dos ofícios para que Garantido e Caprichoso enviem as informações requeridas.

PREMIAÇÃO

O policial civil ou militar que mais aprender armas lesivas durante o ano, vai receber do governo do Estado “premiação especial” em dinheiro de até R$ 20 mil. O governador Wilson Lima (PSC) enviou ontem para a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, Projeto de Lei estabelecendo premiação em dinheiro para os policiais civis e militares que apreenderem armas de fogo no Estado.

SUCESSO

Entre shows de estrelas mirins e youtubers, delícias gastronômicas e intervenções teatrais, famílias e grupos recheados de crianças e adolescentes de várias idades participaram do último dia do Festival Passo a Paço 2019 neste domingo, 8/9. Mais de 19.291 pessoas foram conferir a programação do “Passinho”, dedicado ao público infantojuvenil. Durante os quatro dias de evento foram registradas nas catracas a presença de 201.502 pessoas, mais que o dobro de público da edição anterior.

BERLINDA

Na sessão de hoje do Tribunal de Contas do Estado serão apreciadas nove prestações de contas anuais, entre elas as da Prefeitura Municipal de Careiro Castanho de 2015, de responsabilidade do ex-prefeito Hamilton Alves Villar (MDB) e do Fundo Especial da Câmara Municipal de Manaus, referente ao exercício 2016, de responsabilidade do atual deputado Wilker Barreto (Podemos), que foi presidente do Poder.

COMEMORAÇÃO

O Amazonas comemorou ontem 15 anos sem focos de febre aftosa. O último registro se deu em 2004, quando houve a identificação pelo serviço veterinário oficial do foco de febre aftosa no município de Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus). A notificação junto à Comissão Executiva de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, órgão da Secretaria de Estado da Produção Rural, criada em 2003, ocorreu no dia 25 de agosto, e a confirmação se deu no dia 9 de setembro.

REFERÊNCIA

O Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas, da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, foi habilitado pelo Ministério da Saúde como o terceiro maior laboratório de referência em diagnóstico de tuberculose e de micobacterioses não tuberculosas do País. A habilitação foi publicada no Diário Oficial da União, na edição nº 173, do dia 6 de setembro, que certifica o Lacen-AM em referência macrorregional.

CORREDOR

O Governo do Estado criou, ontem, o Corredor Ecológico da Área de Proteção Permanente do Igarapé do Ipiranga, na zona leste de Manaus. O decreto foi assinado pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, pelo secretário-chefe da Casa Civil, vice-governador Carlos Almeida Filho, e pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, e será publicado na próxima edição do Diário Oficial do Estado. A medida supre demanda do Ministério Público Federal quanto ao inquérito civil referente a impactos ambientais do Rodoanel de Manaus.

FITNESS

Ano após ano, o mercado fitness no Brasil só aumenta. Saber identificar seus novos rumos e características é primordial para o profissional da área. É com essa proposta que um dos empresários mais bem sucedidos do setor no país, Waldyr Soares, ministra em Manaus a palestra “A Revolução do Bem-Estar: o futuro dos negócios das academias e do Profissional de Educação Física”. O evento, que ocorre nesta quarta-feira (11), na Universidade Paulista (UNIP), é gratuito e está com as inscrições abertas no site www.sympla.com.br./cref8.

A QUILO

A 3ª edição do “O Quilo é Nosso”, promovida pela Associação de Bares e Restaurantes, vai acontecer de 17 a 26 de setembro nas dezenas de restaurantes de Manaus.  O concurso tem o objetivo de valorizar esse segmento, que faz parte da vida de milhões de brasileiros diariamente. Essa edição é realizada em parceria com a revista Prazeres da Mesa, com patrocínio da Sodexo. 

FRASES

“O trânsito de Manaus vai melhorar.” Wilson Lima (PSC), governador, ao visitar as obras do anel viário leste

“Há indícios de irregularidades.” Eliana Leite Guedes, promotora de Justiça, anunciando inquérito para investigar as prestações de contas dos bumbás Garantido e Caprichoso

Veja Também

Frente & Perfil

Altos e baixos de um bom projeto

10 Sep 2019, 10h55